Falar sobre transporte na Índia é algo até bem extenso ! Reclamamos constantemente da confusão do trânsito no Brasil, dos engarrafamentos, do excesso de velocidade, da conservação dos carros e caminhões, mas aqui na Índia é tudo muito mais caótico, porém funciona bem a maneira deles. Tanto para o condutor como para o passageiro ,acaba sendo uma aventura inigualável.
A mão de direção é a inglesa, pela esquerda, mas ninguém parece levar isso muito a sério, as ruas estão sempre repletas de veículos de tração animal, com as motorizações mais diversas (camelos, búfalos, bois, cavalos, etc). Uma multidão de pedestres, rickshaws, moto-rickshaws, vacas, elefantes, macacos e várias outras entidades vivas disputando democraticamente o seu espaçao com carros, caminhões, tratores, motos, ônibus,bicicletas e tudo mais o que possuir roda.
O meio de locomoção vai depender da pressa, do destino e das condições climáticas. Para viajens longas o trem é o transporte ideal, para quem tem pressa, os aviões. Já os onibus são ruins, barulhentos e muitas vezes perigosos , já que os passageiros sobem e descem com o mesmo em movimento e nem sempre param no ponto de ônibus.
Nas grandes avenidas, milhares de carros, ônibus, bicicletas e caminhões dividem os espaços com vacas que muitas vezes insistem em ficarem deitadas bem no meio da rua... eles dão um jeitinho indiano e tudo continua a funcionar ... é preciso só ter paciência .
Um dos meios de transporte mais utilizados é o rickshaw. Um pequeno carrinho de três rodas que tem capacidade para três pessoas. O motorista e mais duas pessoas atrás, mas é claro, estamos falando de Índia, e muitas vezes podemos ver rickishaws lotados, com 6, 7, 10 e até quase 20 pessoas. Inimaginável...mas eles conseguem.
Os caminhões são sempre muito coloridos e você sempre encontra atrás deles e dos demais veículos a expressão “Please Horn”. Ou seja, “Por favor, buzine” . O barulho nas ruas é constante. Os motoristas buzinam o tempo todo, para avisar que estão atrás ou que querem ultrapassar. A buzina também serve como o sinal de trânsito, já que geralmente em muitos lugares não tem , e depois das 22 horas, os sinais de trânsitos ficam desativados.
Em algumas cidades, como Calcutá, para nos locomovermos em trajetos de curtas distâncias (até uns 5 ou 6 km) temos os rickshaws conduzidos por humanos, que é de duas rodas grandes com banco de passageiro, onde o condutor corre e anda pelas ruas até o destino. Temos outro tipo de rickshaw ,de 3 rodas , porém a frente é igual a bicicleta, e ele também faz trajetos curtos. Outro transporte bem popular é a shooter ( uma moto pequena, sem marcha). Para as distâncias
maiores temos auto-rickshaw, que ao invés de bicicleta são triciclos
motorizados que viajam um pouco mais rápido. São meios de tansportes
baratos e abundantes, para ruas onde a velocidade do trânsito é sempre
inferior a uns 5 km/h. Combine o preço do trajeto antes de embarcar e
sempre peça um abatimento da ordem de uns 90%, o valor será mais ou
menos uns 70% daquilo pedido pelo condutor.
Como nós no Brasil que estávamos acostumados com os fusquinhas até pouco tempo atrás dominando o trânsito nas ruas, os indianos possuem um carro inglês, o Ambassador. Geralmente na cor branca ,preto e amarelo para táxis .Seu modelo não muda a décadas, a não ser pela moderna opção de ar-condicionado. Muito maior que nosso fusquinha e mais confortável , é um prazer viajar nele. Com sua velocidade moderada sentimo-nos mais seguros nas estradas do país. E todo o lugar que ele aparece ganha um charme a mais, lembrando os anos 50 no Brasil. Muitas vezes sentimos que entramos numa máquina do tempo.
Nas grandes cidades é comum vermos ônibus de dois andares como os de Londres, porém com as peculiaridades indianas e sempre lotados.
É muito curioso ver um macaco tomando carona numa bicicleta, ver como conseguem arrumar espaço onde não tem pra transportar alguma coisa. Parece que na Índia as diferenças são REALMENTE aceitas e a anormalidade das coisas trás um tom bem engraçado .Creio que é por isso que o governo titulou a India como inacreditável
( Incredible India ).
Rickshaw
Bicicleta
Ambassador
Caminhão
Camelo
Ônibus
Auto Rickshaw
Nenhum comentário:
Postar um comentário