quarta-feira, 10 de julho de 2013

Hinduísmo - O sistema de castas


O sistema de castas consiste numa antiga e rígida hierarquização da sociedade indiana .Este sistema surgiu baseado em preceitos religiosos do vedismo.


As castas são as divisões da sociedade indiana, que separam a população por classe social, características físicas ou cargo ocupado, do qual já é determinado desde o seu nascimento, por hereditariedade.O sistema de castas é uma tradição seguida fielmente pelos indianos. Uma explicação para isso é que boa parte da população - aliás, quase toda -segue o hinduísmo,e sendo uma religião, seus seguidores devem obedecer alguns costumes, tais como: crer nos livros sagradas, acreditar nos deuses, continuar no sistema de castas, conhecer os ritos, confiar nos guias espirituais e acreditar em encarnações passadas. Portanto, seguir o sistema de castas é algo obrigatório aos hindus, que sempre levam a religião tão a sério.

Neste sistema, a casta determina toda a vida de uma pessoa desde o momento do seu nascimento até a morte. O local de moradia, a profissão, o casamento entre outros aspectos da vida são determinados pela casta ao qual pertence. Este fator estabelece um tipo de "hierarquia" social marcada por privilégios e deveres.

De acordo com este sistema, pessoas de castas diferentes não podem casar ,ter relacionamentos e participar de refeições conjuntas. Também não é permitida a mudança de casta, pois a crença é a de que a natureza de cada pessoa é determinada pelos deuses e que cada um tem o seu carma.Como os hindus acreditam na reencarnação, a mudança de uma casta poderia acontecer numa outra vida, de acordo com a evolução espiritual, porém  jamais na mesma vida . Contudo deixa marcas profundas e eminentes de desigualdade social e discriminação ,já que o indivíduo não pode ascender para uma casta superior .

O sistema de castas foi abolido oficialmente da India na Constituição de 1950. Porém, por razões culturais e religiosas ela ainda faz parte da vida dos indianos e interferi diretamente na qualidade de vida da população .


Em primeiro momento existiam somente quatro tipos de castas na India, que eram : 

*Brâmanes = Representam o topo da pirâmide social indiana. Eles representam apenas 15% da população e são extremamente respeitados. São os filósofos, sacerdotes e professores .

*Kshatriya = Segundo a tradição, seriam originários dos braços de Brahma. Estes exercem as funções de natureza política e militar , e estão diretamente subordinados pelas diretrizes repassadas pelos brâmanes.

*Vaishyas = Representa a coxa do Brahma. Exercem funções primordiais da agricultura e do comércio . 

*Sudras = Estabelecem uma ampla classe composta por camponeses, operários e artesões que simbolizam os pés de Brahma . Há pouco tempo , nenhum membro desta casta tinha permissão para conhecer os ensinamentos hindus . 

*Dalit ou seja intocáveis = Eles não fazem parte das castas oficiais .São considerados dalits todos aqueles que violaram o sistema de castas, que "pagam" o preço desta violação com trabalhos em esgotos, lixo e manejo de mortos e esgrementos humanos como fezes, catarro, vômito e etc. Uma pessoa rebaixada a dalit leva consigo todos os seus descendentes.

Atualmente, existem cerca de 3 mil castas distintas na India. A proliferação do número de castas se deve, principalmente ,pelo crescimento populacional e também pelo dinamismo e diversidade das atividades produtivas, promovidas pelo crescimento econômico que o país vem passando nos últimos anos.

Fonte : Sua pesquisa e Estudo prático


Nenhum comentário: