Significado da palavra Yoga e sua origem
A palavra sânscrita yoga tem diversos significados e deriva da raiz yuj, que significa: atar,controlar, unir e juntar. Indica o ato de dirigir e concentrar a atenção em alguma coisa para sua aplicação e uso. Da mesma forma significa união ou comunhão e é, na realidade , a verdadeira união de nossa vontade com a vontade do absoluto.Ela é também conhecida como a união do homem aparente tal como o conhecemos .
A Yoga é um dos seis sistemas ortodoxos da filosofia hindu da India.
O que é Yoga ?
Ioga ou Yoga é um conceito que se refere as tradicionais disciplinas físicas e mentais originária da India. São práticas meditativas tanto do budismo, como do hinduísmo.
Quais são os principais ramos da Yoga?
Os principais ramos da Yoga são :
* Raja-ioga,
* Jnana-ioga,
* Bacti-ioga,
* Hata-ioga .
A raja-ioga, compilada a Sutras de Patanjali é conhecida simplesmente como ioga no contexto da filosofia hinduísta, faz parte da tradição Samkhya. Diversos outros textos hindus discutem aspectos da ioga, incluindo os Vedas, os Upanixades, o Bagavadguitá, o Hatha-ioga Pradipika, o Shiva Samhita e diversos Tantras.
Analisando de um modo geral a Yoga
Para se chegar ao eu divino, o yoga se pede o esvaziamento da mente, uma meditação que não tem nada a ver com a meditação cristã que é reflexão e aprofundamento de um tema. Sabemos muito bem que mente vazia é oficina do diabo.A meditação para o hinduísta (ou iogue, que é o praticante de longo tempo), é o esvaziamento da mente, e dos sentidos para entrar em contato com o eu interior que segundo eles possui natureza divina. Diferente do cristianismo onde o Espírito Santo que habita em nós é uma pessoa distinta do nosso eu, no qual nós não temos essência divina.
No Yoga, se faz alongamento e exercícios físicos e respiratórios no qual relaxará o físico, controlará talvez o stress e a ansiedade; mas a pessoa pensará que está relaxando a alma,porém tampouco estará resolvendo os verdadeiros problemas que causam o stress, porque a alma continuará com sede, coisa que nenhum exercício vai poder saciar. A armadilha então está em a pessoa ser iludida de que estará cuidando do corpo e da alma, ou corpo e mente como resultado da união com o suposto eu divino. Quando na verdade é devido aos tais exercícios físicos, apenas o corpo está sendo saciado momentaneamente.
Essas filosofias orientais são na verdade uma essência da religião (o nome filosofia é só marketing), que vem de mansinhas, as pessoas acabam pensando ser uma simples filosofia de vida e de repente veêm que a eficiência dos exercícios físicos estam ligados a filosofia pagã do eu divino hinduísta, unido a saudação ao sol e etc, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário