sexta-feira, 24 de abril de 2015

As cores da India


     Na Ìndia onde quer que você vá tudo é muito colorido ...extremamente colorido! As cores inspiram, anestesiam, fascinam, estimulam, apaziguam, trazem sensações, geram emoções, lembranças, sentimentos, estimulam nossos sentidos e desejos.
     A cultura indiana acredita que as cores, além de controlar os aspectos físicos e espirituais do ser humano, exercem uma imensa influência sobre as situações do cotidiano. A escolha das cores das roupas, dos ambientes e dos alimentos são extremamente importantes para cada momento. As cores estão sempre ao nosso redor e causam um impacto poderoso em nosso estado de espírito.
     É inspirador ver como a cultura indiana é rica em cores !
     Isoladamente ou compostas, as cores formam um primeiro plano vibrante e alegre sobre um fundo cinza, que representa a pobreza e a falta de limpeza das cidades. 

A importância dos pigmentos para os  indianos:
     Os pigmentos são  materiais essenciais na vida e no cotidiano de milhões de indianos. Os pigmentos são utilizados para fins religiosos e simbólicos; na culinária, nos cosméticos, na arte e nas decorações entre outros.
     Na Índia, os tecidos multicoloridos que as mulheres vestem, são na maioria feitos com esses pigmentos, que dão aquelas cores fortes e vibrantes e que nos maravilham a visão com a beleza das estampas. Essa profusão de cores eles chamam de Rang Birangi (super colorido).




Me apaixonei pelas cores 
Eu, particularmente aprendi a gostar de cores vivas e que trazem muita vida. Posso definir a minha vida antes de conhecer a Ìndia e depois da Ìndia. Pois antes de estar na Ìndia e conviver com tamanha variedade de cores, eu não gostava muito de cores fortes , nem nada muito colorido ... para roupa eu preferia usar estampa lisa, não gostava muito de roupas estampadas e se caso usasse teria que ser em só uma parte da roupa , ou uma peça . Depois que convivi com as mulheres indianas, percebi que elas misturavam roupas com diversas estampas e cores. Aprendi a apreciar o diferente e hoje me sinto bem mais á vontade pra ousar nas estampas e nas cores . Ouse você também meu leitor, e depois me escreva contando ...




Nenhum comentário: